Doses maiores

14 de junho de 2012

Que animal deve nos educar?

Arrigo Barnabé apresenta o programa "Supertônica" na rádio na Cultura FM de São Paulo. Uma das perguntas que o músico sempre faz aos convidados é “que animal você escolheria para te educar?”.

A pergunta é inspirada em histórias de crianças que foram criadas por bichos. Casos que ficaram popularizados por personagens fantasiosos como Mogli e Tarzan. A questão é oportuna também porque tem a ver com o que nossa espécie vem fazendo com o planeta.

Há cientistas que defendem que teríamos chegado à era geológica do "Antropoceno", ou "Era da Humanidade". O período substituiria o Holoceno, que corresponde aos 12 mil anos que nos separam da última Idade do Gelo. Época em que surgiram a agricultura e o que chamamos de civilização

O Antropoceno se caracterizaria pelo forte aumento da influência de nossa espécie sobre o planeta. Algo cada vez mais inegável, tantos e tão grandes vêm se tornando os desastres ligados à agressão humana ao ambiente. Resultado das ações de uma espécie que sempre desafiou as leis naturais.

Essa nossa condição subversiva é inevitável. Ou alguém acha que nossa atividade sexual pode ficar restrita aos períodos de cio, por exemplo? Por outro lado, somos a única espécie capaz de olhar para si própria.

Temos que aproveitar essa capacidade especial. Se somos capazes de fazer tantos estragos, também podemos tentar consertá-los. Pra começar, acabando com um sistema social que beneficia apenas a minoria da humanidade.

Ou seja, os animais que realmente são capazes de nos educar somos nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário