Doses maiores

15 de dezembro de 2017

Lênin, o grande navegador e suas dúvidas

Em sua “História da Revolução Russa”, Trotsky afirma que nem a ausência dele ou de outros membros da vanguarda bolchevique durante os acontecimentos de 1917 teria impedido que a revolução acontecesse. Com uma exceção: Lênin.

De fato, na enorme confusão que reinou nos meses anteriores a outubro, Lênin parecia ser o único que sabia o que fazer. Enquanto seus pares vacilavam de um lado para o outro, ele repetia obsessivamente: “Todo poder aos sovietes”.

Lênin era como um navegador que não perde o porto de vista, mesmo em meio à maior das tempestades.

Claro que há algum exagero nessa avaliação. O historiador Alexander Rabinowitch, por exemplo, defende que a vitória dos bolcheviques em outubro foi resultado da obsessão de Lênin “temperada” pela “moderação” de seus camaradas.

Por outro lado, é impossível negar o papel decisivo de Lênin naquele momento histórico tão fundamental para a humanidade.

Mas Lênin não era apenas um animal político. Sua capacidade de elaboração teórica era enorme. O que ele jamais perdia de vista era a necessidade de colocar a teoria a serviço do grande objetivo de sua vida: a conquista do socialismo e do comunismo. O mesmo que obcecava Marx, de cuja obra Lênin foi um continuador genial.  

Para ter uma ideia da estatura histórica de Lênin, uma boa leitura é “Reconstruindo Lênin”, biografia intelectual escrita pelo marxista húngaro Tamás Krausz. E nela também ficamos sabendo que o grande navegador também teve sérios momentos de incerteza. Principalmente, quando as esperadas revoluções na Europa ocidental faltaram ao encontro com a História.

A obra de Krausz será tema de algumas das próximas pílulas.

3 comentários:

  1. Oh Sergio, boa recuperação do Lenin. O cara era muito genial mesmo. De outra forma, mas será que com a mesma importância de Marx para o socialismo? Nunca vi uma foto do Lenin "burguesa" como a que postou aqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. No livro diz que pouco antes da morte de Lênin, Trotsky teria dito a ele que o considerava como um Marx do século 20. Lênin teria agradecido mas discordado, dizendo que não criou uma concepção filosófica original, como Marx, apenas procurou adaptá-la aos desafios da luta de classes de seu tempo. Mas ainda que tenha sido só isso, foi muito.
    A foto é da capa da edição do livro em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara era bom mesmo, definiu muito bem seu papel e do Marx na história.

      Excluir