Doses maiores

2 de março de 2018

O comunismo antes e depois de Marx e Engels

Como Marx e Engels se tornaram comunistas? Segundo o livro “The Revolutionary Ideas of Karl Marx”, de Alex Callinicos, foi assim.

Em 1842, Marx era editor-chefe da Gazeta Renana, na província alemã de Colônia. Quando acusaram seu periódico de ser comunista, ele respondeu que “as ideias comunistas em sua forma atual não chegam a possuir nem mesmo realidade teórica e, portanto, podem ainda menos chegar a se realizar na prática".

Mas em seu exílio em Paris, Marx conheceu as sociedades comunistas francesa e alemã, tendo sua primeira experiência junto a um movimento organizado de trabalhadores. O impacto foi enorme. Ele escreveu a Feuerbach em agosto de 1844:

Você deveria comparecer a uma reunião dos trabalhadores franceses para apreciar o puro frescor, a nobreza que irrompe desses homens cansados... É entre esses "bárbaros" da nossa sociedade civilizada que a história está preparando o elemento prático para a emancipação da humanidade

Em “A ideologia alemã”, de 1845, Marx e Engels argumentavam que a possibilidade da revolução social dependia das condições materiais criadas pelo próprio capitalismo. A mais importante delas era a classe trabalhadora. "O comunismo", escreveu Engels nesta época, "é a doutrina das condições para a emancipação do proletariado".

Em 1847, Marx e Engels entraram para a Liga dos Justos e a transformaram de uma sociedade secreta conspiradora em uma organização revolucionária aberta. O lema "Todos os homens são irmãos!" tornou-se "Trabalhadores de todos os países, uni-vos!". Com palavras semelhantes eles concluiriam o Manifesto Comunista, publicado pouco depois.

Nada disso altera o fato de que o comunismo será sempre a resposta dos trabalhadores à exploração e opressão capitalistas.

Obs.: doses suspensas até abril.

Leia também: Viva Marx, o demônio bicentenário!

Um comentário:

  1. Oi primo. Gostaria de saber se um comunista não debate suas idéias com um de direita pque não gostam de serem questionados ou porque não tem fundamentos concretos? Amo vc , mas essa intolerância política que faz bloquear um parente só pq pensa diferente e triste e sem explicação. Abraço. Continuo tendo grande carinho por você .

    ResponderExcluir