Doses maiores

9 de julho de 2013

Os mais novos pesadelos do mercado

Você entra no trem. Milagrosamente, consegue um lugar para sentar. E na janela. Em pouco tempo o cansaço toma conta. A cabeça pende e se apoia no vidro. Você começa a ouvir uma voz, música, outras vozes...

Ela descobre que finalmente conseguiu ficar grávida. Escolhe um dia especial para contar a seu marido. Mas antes disso, ele fica sabendo através da farta correspondência de ofertas e promoções para “futuras mamães” que recebeu em casa. As empresas rastrearam o comportamento dela como consumidora: a compra do teste de gravidez e as buscas por produtos e serviços ligados a seu novo estado.

Digamos que o caso fosse outro. Que ela não estivesse tão feliz assim e o marido fosse estéril e soubesse disso...

Você continua com a cabeça apoiada na janela do trem. Mas descobre que não está sonhando. Os sons que chegam a você são de ofertas para comprar mercadorias ou serviços. Eles estão dentro de sua cabeça. Não, você não contraiu uma doença mental. É só a mais recente vítima de uma nova invenção do mundo das mercadorias. Trata-se das "janelas falantes", criadas por uma empresa alemã. A tecnologia empregada nelas emite vibrações que vão direto ao seu ouvido interno.

Adeus cochilos, sonhos, vida particular. Deixem espaço para os mais recentes pesadelos que o mercado preparou para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário