Doses maiores

19 de março de 2012

Marx e os Irmãos Marx contra a Google

A unificação das políticas de privacidade da Google tem dado o que falar. Até o início de março, o portal armazenava informações de seus assinantes em separado. Elas eram agrupadas e relacionadas a cada um dos 60 serviços oferecidos pela empresa.

Muita gente desconfia da medida. De fato, apenas alguns dados de uma pessoa, entre dezenas de milhões de cadastrados, dificilmente permitirão que ela seja identificada. Mas quando eles são cruzados, é bastante provável que se chegue a uma identificação precisa.

No entanto, há outro aspecto negativo nessa questão. E está ligado exatamente à justificativa da Google para adotar a unificação. O cruzamento dos dados permite que sejam oferecidos bens, serviços e informações de acordo com os gostos, preferências e necessidades do usuário.

Por exemplo, o que resultaria de uma busca com a palavra “Marx”? Depende. A pessoa que pesquisa pode ser um militante político. Seu perfil de compras e interesses no sistema indicará essa condição. Serão apresentadas informações sobre Karl Marx. Do contrário, podem ser exibidas páginas sobre os Irmãos Marx.

Desse modo o sistema elimina buscas inúteis. Impede que sejamos expostos a dados que não desejamos. E aí é que está o problema. O outro lado dessa moeda é uma crescente padronização. Uma domesticação de nossa curiosidade. Uma proteção contra surpresas que podem ser muito agradáveis.

Em nosso exemplo, alguém pode ficar sabendo tudo sobre a obra revolucionária de Marx e nada sobre o humor anárquico dos Irmãos Marx. E vice-versa. Mas precisamos de ambos para derrotar a chatice reinante. Revolucionar uma vida cada vez mais guiada por mecanismos de buscas.

Leia também:
Direitos autorais e o lampião de Jefferson
Menos Google e Facebook, mais luta

Um comentário:

  1. Olá,
    o ideal, por enquanto, é manter o anonimato na web. Tem uma extensão pro Firefox que se chama Optimize Google, é ótima, recomendo.

    Pra quem usa outros navegadores, aqui tem um breve tutorial que pode ajudar.
    http://www.tecmundo.com.br/tutorial/9106-como-apagar-os-dados-de-navegacao-automaticamente-ao-sair-do-navegador.htm

    ResponderExcluir