Doses maiores

26 de maio de 2011

Palocci e os salsicheiros

“Leis são como salsichas. É melhor não ver como são feitas”. Esta frase é do primeiro-ministro alemão, Otto Von Bismarck (1815-1898). Costuma ser dita em referência ao mundo político brasileiro. Mas, ficou famosa e continua atual por resumir como funciona a sociedade capitalista. Tanto para as leis, como para as salsichas.

No caso Palocci, tudo indica que o ministro da Casa Civil é responsável por um esquema de “caixa 2” para o PT. Todos caem em cima, com razão. Não deixa de ser corrupção. Mesmo que seja algo tão antigo quanto a situação que motivou a frase do poderoso chanceler alemão.

O problema é que, novamente, apontam o dedo para os políticos e esquecem os salsicheiros. Deixam na sombra grandes corporações formadas por empreiteiros, banqueiros e empresários em geral. A rigor, todos os grandes doadores das maiores campanhas eleitorais são suspeitos. Entre eles, a maioria dos anunciantes da grande mídia.

Desse modo, não interessa a tucanos e grande imprensa insistir na investigação rigorosa do caso todo. Dificilmente, vão revelar quem faz as salsichas de que se empanturram.

Leia também: Um governo derrotado antes de ser eleito

Nenhum comentário:

Postar um comentário